Dicas para curtir o São João sem prejudicar sua visão

19 de jul de 2019

Mês de junho chegou, festas juninas à vista. comidas típicas, muito forró e diversão. Você sabia que este mês do ano é o que tem maiores índices de acidentes oculares com enorme potencial de cegueira? Mas simples atitudes podem prevenir você e sua família de surpresas desagradáveis.

1- Evite ficar próximo à fogueiras

Ficar muito próximo de fogueiras pode causar queimaduras indiretas e problemas de superfície ocular, como irritações e ceratites (inflamação na córnea). Logo, não precisa passar frio, mas mantenha uma certa distância do fogo.

2 – Evite estourar “bombinhas” dentro de recipientes

Algo que toda criança curiosa já fez em alguma época da vida. Quem nunca estourou uma bomba dentro de uma lata de leite ou pote de maionese, logo daqueles de vidro? Pois saibam que isso traz um imenso risco de cegueira já que estilhaços de vidro podem voar a vários metros de distância e, como uma bala, penetrar no olho, podendo causar cegueira irreversível. Logo, evite essa prática e vigie seus filhos.

3 – Cuidado com certos tipos de fogos de artifício

Fogos de artifício como os famosos “ratinhos”, “cobrinhas” ou “espadas/ mijão” ou até vulcões/árvores de natal, soltam faíscas sem controle que podem bater no olho podendo causar queimaduras graves, além da força do impacto que pode gerar hemorragias e descolamento de retina.

4 – A exposição à fumaça pode causar alergias oculares

Além de tudo o que foi exposto acima, a exposição direta à fumaça pode causar alergias oculares, irritando o olho e gerando sintomas como sensação de corpo estranho, coceiras, vermelhidão e em casos extremos, embaçamento ocular.

Com tudo isso, surge uma curiosidade comum a todos os pacientes.

OPERAR O OLHO EM MÊS JUNINO, PODE COMPROMETER A VISÃO?

CLARO QUE NÃO! ISSO É UM MITO!

A cirurgia realizada neste mês irá requerer os mesmos cuidados de qualquer outro mês, quando o paciente tem que ter cuidado a exposição a certos fatores externos, como fumaça, exposição a luz solar, ou a vários outros fatores que pode pôr em risco a cirurgia.

Afinal de contas, quem já se viu operar um olho e ir para uma fogueira, ou mesmo tomar banho de praia/ piscina, ou ir para beira de um fogão cozinhar. Coisas do cotidiano que pode ocorrer em qualquer mês. não só em junho!

Então, fiquem de olho na sua saúde ocular. Cuidar do que te promove as maiores emoções sempre é prudente!

Política de Privacidade | Termos de uso
Responsável Técnico: Dr. Eduardo Campos (CRM -PB: 6726 | RQE:4074)

ENTRE EM CONTATO

Rua Duque de Caxias, 368, World Medical Center ,Sala 06 - Prata
Campina Grande, Paraíba PB.

Telefone:
(83) 3077-1777

contato@ioloftalmologia.com.br

Eduardo Henrique Campos - Doctoralia.com.br
Precisa de ajuda?